26.12.12


 UMA NOVA ÉTICA

     Sábado, dia 21 de dezembro de 2012, vinha com meus alunos numa excursão didática, pela BR 101, quando, de repente,  avistei a cena chocante: um caminhão de carga  virado, na rodovia, engarrafamento e as mercadorias que transportava espalhadas pela estrada. Isso tudo nas proximidades da cidade de Goiana, Zona da Mata Norte de PE.
     O que me chocou mais  nem foi a violência do desastre, mas a violência das pessoas que, de carro, paravam para saquear a carga.  Pude ver uns elementos- utilizando o jargão de Delegacia de Polícia-  chegando numa FIAT e  correndo para pegar sacos enormes de mercadorias, às vistas de todos.  Todos os elementos se achavam com o direito de “expropriar” a carga, como se isso fosse o “normal”. Como se a propriedade privada no nosso país tivesse sido, na prática , abolida. E mais, como se a solidariedade humana houvesse sido apagada da convivência humana.   Nem os animais inferiores comportam-se assim. É  como se uma neoética estivesse sendo materializada no país, surgindo não sei de onde. ( Na verdade, todos sabem de onde  surge).
      Essa mesma cena de “saque  rodoviário”, feito tranquilamente à luz do dia e sob as vistas indiferentes de autoridades policiais, tornou-se algo comum no Brasil. Muitas vezes, o coitado do motorista está lá agonizando, entre ferragens retorcidas, sangrando, e as pessoas, incapazes de um gesto humanitário,  preocupadas unicamente em afanar o que o coitado transportava. O país parece está se dirigindo velozmente  para a barbárie.
      O país necessita urgentemente deter essa onda gigantesca de amoralidade e restabelecer a ordem e o direito à propriedade privada que, me parece, ainda está lá na Constituição nossa, antes que seja tarde demais.

“THE FIRST NOEL”
                     Lucivânio Jatobá

            Ao ouvir a canção, desenham-se , de súbito, na minha mente, as imagens remotas e que parecem sepultadas na memória. Minha mãe aprontando-nos para a Missa do Galo , na Igreja da Matriz em Santo Antão da Mata, passando na minha cabeça o perfume Lancaster e um pouco de brilhantina Glostora. Meus irmãos, ainda bem pequenos, animando-se com os brinquedos instalados na praça. Meu pai colocando o paletó branco e lenço marrom no bolso. A família dirigindo-se, em paz, para comemorar o Natal, naquela cidade da Zona da Mata pernambucana
          A carrossel dos cavalinhos imóveis girava incessantemente. Sentia-me tonto com aquele movimento interminável. As pessoas ao meu redor giravam. Via meu pai olhando-me e rodando em sentido contrário ao meu movimento! Passado o momento da cinetose e do enjôo causado pelo carrossel, corríamos para a barraca de Mané Poças para comer o inesquecível cachorro-quente, cuja receita aquele homem jamais revelou.
Os sinos da matriz, que Brigitte, o aprendiz de sacristão, batia, anunciavam que a missa logo iria ter início. Na escada do templo religioso, um coral improvisado da cidade entoava cantos natalinos. Segurando na mão de minha mãe, mirava o coral e ouvia atentamente a canção inesquecível.
          No dia seguinte, o 25 de dezembro , acordaria ansioso para olhar sob a minha cama e sobre os meus sapatinhos empoeirados, o “presente de Papai Noel”. Naquele ano, ganhei um cavaquinho.
          Hoje, imerso na realidade, o Natal é um momento de vazio inexplicável. Não há tempo para sonhos, fantasias, ouvir coral natalino, observar pastoril , girar no carrossel, comer o cachorro-quente de Mané Poças e muito menos para verificar presentes sob a cama, no dia 25 de dezembro. Tudo é real demais!
          Restam agora a saudade de um tempo perdido e aquela canção inesquecível: "The First Noel". Há sempre uma melancolia no Natal que , como uma lâmina afiada, corta almas aflitas.


     O   SISTEMA CLIMÁTICO


Organizei este livro, que contém  capítulos escritos por mim, Rachel Caldas Lins , Gilberto Osório de Andrade ( in memoriam) e Alexandre Medeiros, pensando no ensino de Climatologia.  E´um trabalho voltado para os estudantes de Geografia, de Biologia e de Ciências Ambientais  que aborda questões de Climatologia Geral e  outras relacionadas ` a dinâmica atmosférica do Nordeste brasileiro.
Para mais informações sobre o trabalho em pauta e como adquirí-lo, escrever para : luciobr2@yahoo.com.br