2.6.08

AMBIENTALISTAS, UNI-VOS!

AMBIENTALISTAS, UNI-VOS!

Lucivânio Jatobá

Um espectro ronda o Brasil. O espectro do Ambientalismo. Todos os poderosos uniram-se numa Santa Aliança para exorcizá-lo: governos, altos escalões do poder, madeireiros, grandes industriais que poluem rios e lagunas, mineradores e até ex-radicais de esquerda da geração 68.
Qual o ambientalista hoje que não é chamado de reacionário, de anti-progresso, de anti-desenvolvimentista? Qual é mesmo o partido político no Poder ou fora do Poder que , na prática, se digna a defender, com rigor, a natureza ameaçada? Qual é mesmo o Ministro ou a Ministra que consegue evitar o avanço impressionante da destruição do Bioma Amazônico?
Daí decorrem dois fatos: I- O ambientalismo já pode ser considerado uma força até pelos que detêm o poder no País; II- Já chegou o tempo dos ambientalistas, os que defendem a sobrevivência do planeta enfermo, saírem dos seus gabinetes, com ar condicionado, e publicarem abertamente, diante de todo mundo, suas idéias, seus fins , suas tendências, opondo às críticas ferrenhas dos poderosos um manifesto ao povo brasileiro.
A Terra é uma só. A História da superfície terrestre até hoje tem sido a história da luta de contrários. Fatos físicos, de naturezas diversas, vivem uma incessante luta. A Floresta Amazônica , por exemplo, composta de árvores latifoliadas, lança na atmosfera uma grande quantidade de água, mediante o processo de evapotranspiração.. Sobre essa massa florestal há CO2. Esse CO2 contribui para o aquecimento global. Mas a mesma floresta seqüestra esse dióxido de Carbono, equilibrando o sistema aberto. Mas os que defendem o “desenvolvimento” a todo custo ou, em outras palavras, aqueles que , como Stalin, advogam que “os fins justificam os meios”, não estão preocupados com desequilíbrios ambientais graves. Isso é problema “inventado” pelo “ambientalismo”.O fim é o “desenvolvimento”; é a geração de emprego...
Qual a posição do Ambientalismo em relação à destruição da Floresta Amazônica que , segundo a ex- Ministra Marina Silva, “vem crescendo e o combate ao desmatamento sofrendo um retrocesso na Amazônia?”
Os ambientalistas sérios não têm interesses diferentes das classes trabalhadoras. Não formulam quaisquer teorias particulares mentirosas para que essas classes sejam prejudicadas e muito menos a Pátria brasileira. Os ambientalistas sérios não formam um partido à parte. Defendem a conservação do Bioma Amazônico. Pensam nas alterações climato-ambientais gravíssimas que virão com esse desmatamento que se prenuncia demolidor. Preocupam-se com o semi-árido nordestino, cujo regime de chuvas depende, em grande parte, fundamentalmente da quantidade de água que a floresta cede à atmosfera e que é trazida, no verão, para os espaços secos do trópico semi-árido brasileiro, particularmente no oeste baiano e pernambucano.
O fim imediato do ambientalismo é a Terra. As conclusões teóricas dos ambientalistas sérios não se baseiam, de forma alguma, em princípios inventados por mentes mirabolantes, por algum reacionário anti-desenvolvimentista, por cientista da “elite anti-povo”.
Mas deixemos de lado as objeções dos que detêm o Poder e das “classes dominantes” que querem espaços e mais espaços para plantar, devastando as florestas. Os ambientalistas sérios não se rebaixam em dissimular suas idéias e seus objetivos. Que os madeireiros e os seus representantes no Governo e no Legislativo tremam diante da “Revolução de Idéias Ambientalista”! Nada temos mais a perder, a não ser um planeta que se mostra doente e covardemente agredido.
Ambientalistas de todo o Brasil, uni-vos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite

Tudo bem com o, Senhor espero que sim
estou lendo o seu livro que comprei no congresso e muitas coisas já estou usando nas minhas aulas de Geografia aqui em São Paulo e muitas usarei no meu plano de manejo que estopu ajudando a desenvolver com o pessoal da USP.

Um abraço

Fábio Aurélio Lippi

Anônimo disse...

Boa noite

Tudo bem com o, Senhor espero que sim
estou lendo o seu livro que comprei no congresso e muitas coisas já estou usando nas minhas aulas de Geografia aqui em São Paulo e muitas usarei no meu plano de manejo que estopu ajudando a desenvolver com o pessoal da USP.

Um abraço

Fábio Aurélio Lippi

Delmrio Sallix disse...

Oi Prof. Lendo seu artigo sobre o ambientalismo e os ambientalistas, lembro de um determinado número da Revista Veja, que a reportagem de capa era: "E os chatos tinham razão",onde a referida revista explicava qual era o alarme que os "verdes" proclamavam e que chegaram a apanhar por isso. Bem como os efeitos causados pela exploração exagerada dos recursos naturais, chegando hoje ao tão reconhecido, "efeito estufa". Conservar o meio ambiente é resguardar apenas o planeta Terra.
Se o Sr, puder entrar em contato comigo, eu lhe agradeço, pois preciso beber na fonte do conhecimento que o Sr. oferece.
Obrigado,
Sempre seu aluno.