22.4.14

AS CHUVAS DE 22 DE ABRIL DE 2014 NO RECIFE


UM EPISÓDIO CONSIDERÁVEL DE CHUVAS NA MADRUGADA DE TERÇA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2014, NO RECIFE




                Perto do final da madrugada de 22 de abril de 2014,  evento de chuvas fortes atingiu a Região Metropolitana do Recife e alguns municípios da Zona da Mata de PE. Foi algo de formação tão rápida que tornou impossível a previsão exata do acontecimento.
                Por que ocorreu esse evento?
                Algumas razões podem ser apontadas:
1-      O   domingo e a segunda-feira tiveram uma baixíssima nebulosidade na área  do evento meteorológico. A insolação foi bastante forte , o que implicou, obviamente, no aquecimento mais significativo  do oceano, nas suas águas  superficiais.
2-      Esse aquecimento , que ficou mais forte à noite e em especial na madrugada, implicou no ascensão do ar, carregado de muita  umidade.
3-      Estavam soprando, na área, ventos de sudeste advindos de um centro de altas pressões. Por outro lado, fluxos de ar com deslocamento até um pouco anômalo  de direção sudoeste, vindos da Amazônia e do Brasil Central,  convergiram para uma área de baixa pressão que se instalou sobre a parte oriental de Pernambuco.  Para essa mesma área se deslocaram os fluxos dos alísios de Sudeste.  Deu-se, portanto, uma zona de instabilidade atmosférica com convergência e ascensão  de ventos úmidos.

4-      A partir do encontro desses dois fluxos de ar distintos, a nebulosidade acentuou-se, com a formação de nuvens de desenvolvimento vertical, indicadoras de instabilidade atmosférica.  As chuvas ocorreram, então, atingindo aproximadamente 100 mm em poucas horas.


Nenhum comentário: