20.4.14

QUAL A FRUSTRAÇÃO MAIOR ?




QUAL A  FRUSTRAÇÃO MAIOR?

                Naquela quarta-feira de abril histórica, uma ansiedade imensa tomou conta de mim e de quase a totalidade da população esclarecida do país. Ía ser votado, no Congresso Nacional , uma Emenda que estabeleceria o retorno das Eleições Diretas para a Presidência da República e Governos Estaduais.  Torcia loucamente para que a Emenda fosse aprovada. Havia em mim um desejo  incontrolável de  votar, pela primeira vez na vida, para Presidente da República.     Na noite daquele dia os noticiários  anunciavam a derrota da Emenda e o seu arquivamento . O país continuaria sem poder ter eleições diretas para aquele cargo.   Que decepção eu tive!
            Em  15 de janeiro de 1985, o político matreiro  e articulador,  Tancredo Neves,  participa das eleições indiretas para Presidente da República, e vence no Colégio Eleitoral o deputado Paulo Maluf , que não era bem-visto nem pelo Governo a quem servia, e atualmente um lulista de carteirinha.  Venceu  Tancredo , mas não assumiu o cargo. Uma doença misteriosa, até hoje não esclarecida,   o acometeu exatamente na véspera da Posse.  Assumiu o Vice, José Sarney.  E tome mais outra frustração nacional!
Depois , com a Nova Constituição da República Federativa do Brasil, são eleitos livremente  pelas massas populares : Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Luis Inácio e Dilma.  O país passou então a conviver, quase que semanalmente, desde então, com um escândalo cada vez maior do que  o outro. A corrupção, que sempre existiu ,desde a fase colonial do país,  institucionalizou-se. Espalhou-se por todo o tecido nacional. Criou-se uma neoética que pode ser assim resumida:  “ Ora! Sempre se roubou!”
Não sei, juro que não sei dizer-lhes  qual foi a minha maior frustração  desde a noite de 25 de abril de 1984. Estou mentindo para vocês; eu sei muito bem qual foi a minha maior frustração, sim!



Nenhum comentário: