4.5.08

A JOVEM JORNALISTA QUE PARTIU PARA O INFINITO*

. Lucivânio Jatobá

Há uma lauda em branco na ASCOM. Os leitores do boletim informativo da Assessoria de Comunicação da UFPE, ansiosos, esperam por um artigo, uma noticia, um comentário que não virão mais.
Há um silêncio nas teclas do computador. Os dedos da jovem jornalista estão agora imóveis. Os olhos dos leitores e amigos apenas contemplam os artigos que ela sempre escreveu, com esmero, com precisão técnica e sobretudo com emoção.
Há palavras ainda soltas no ar, nos corredores da Reitoria. Palavras que rompem o silêncio sepulcral, que a tristeza da perda impõe a todos num momento de perda.
Há, contudo, um sorriso alegre, às vezes irônico, e olhares que falam mais que mil palavras. Eles estão impregnados em seus amigos, nos professores por ela entrevistados, sempre sob um clima de muita paciência e perseverança da jovem jornalista.
Há uma saudade, de indescritível tamanho, dos artigos que não mais insistem em surgir no boletim. Já desesperançados, os leitores e os amigos querem, a todo custo, acreditar que tudo foi um pesadelo. Tentam frear o carro. Pensam ser possível voltar o tempo. Bastaria um momento. Talvez um atalho na estrada. Quem sabe um pausa para contemplar a paisagem agrestina das proximidades de Garanhuns. Uma desistência de última hora. Não! Seria , talvez, uma mudança de planos de viagem a saída. E a jovem jornalista estaria entre nós, risonha, esperançosa... e pensando sempre na melhor notícia a ser divulgada sobre a Instituição a que tanto se dedicou.
Há um mistério , o não se saber nada do destino.
Há um mistério, como disse o poeta, “com a morte a por umidade nas paredes e cabelos brancos nos homens.”
Mas há, por fim, e no fim de todos nós, a esperança, dos que ainda acreditam no transcendental, que um reencontro acontecerá. E a saudade se dissipará como uma nuvem que se esvai após cruzar uma montanha e descer para a planície, num lugar cuja geografia não se conhece.

* Esta crônica é uma homenagem à jornalista Adna Mirtes, que fazia parte da ASCOM, e faleceu, vítima de um desastre de automóvel, na terça-feira de Carnaval.

Nenhum comentário: