5.12.05

O ABSURDO DOS HOSPITAIS PÚBLICOS DO BRASIL

Um colega meu de universidade contou-me,hoje, algo desagradável sobre o sistema de saúde pública no Brasil. O que ele me contou , para mim, não foi novidade. Eu mesmo vi de perto o drama de uma pessoa pobre que procura um hospital público neste País. Vi e acompanhei o sofrimento de minha mãe no Hospital Agamenon Magalhães , na cidade do Recife. Na época denunciei tudo ao mundo inteiro, pela internet. Por conta dessa denúncia, recebi e-mails desaforados de gente de esquerda... Fui acusado de ser direitista, de ser fascista, de estar prejudicando "um governo popular de esquerda" ( risos). Governo popular de esquerda? Risos!!!!!!
O meu colega falou-me, hoje, que o pai dele, um ancião, com mais de 70 anos de idade, sofreu dois infartos simultâneos, aqui no Recife, e foi procurar socorro no hospital-escola, considerado de referência, da Universidade de Pernambuco. Mas lá, segundo informou-me o denunciante, não há vagas, não há leitos disponíveis, faltam remédios. Só existe mesmo o heroismo de alguns professores, médicos e estudantes de Medicina, que se deprimem diante da impotência de salvarem vidas... O ancião passou dois dias sentado numa cadeira, em busca de atendimento médico decente...inutilmente. Os médicos aconselharam o filho a levar o pai para casa. Talvez para ter um morte pelo menos "decente"....
Enquanto isso, há um imposto ou contribuição, como queiram chamá-lo, que foi criado exatamente para injetar recursos no Sistema de Saúde. É a CPMF, que todos nós pagamos quando fazemos qualquer transação bancária no Brasil.... Esse imposto arrecada bilhões e bilhões de reais anualmente.... E para onde estão indo os bilhões de reais da CPMF?
Passiva e resignadamente, as classes trabalhadoras, os aposentados, as pessoas humildes doentes aceitam o tratamento desumano nesses hospitais, como algo decorrente do "destino de ser pobre", enquanto a farra com o dinheiro público cada dia é maior... Poderia ser dado a essa gente humilde e ordeira ,ao menos, um tratamento como o que é dispensado aos animais ( cães, gatos, bois...) nos hospitais veterinários. O sofrimento seria infinitamente menor.
Terrível isso!

2 comentários:

Anônimo disse...

Pode parecer desnecessário e perda de tempo comentar a matéria, pois na verdade essa vergonha acontece diariamente em todo esse Brasil. Falta às autoridades entender que o direito a saúde está na nossa Carta Magna, não é nenhum favor prestar esse serviço, e deve ser uma assistencia digna, a CPMF está ai faturando milhões e niguém sabe para onde vai esse dinheiro.Se cada brasileiro que tiver acesso à Internet agir como Lucivanio, quem sabe esse governo ou o próximo, espero que seja outro, não venha a fazer alguma coisa para melhorar o nosso sitema de Saúde Pública. Nas próximas eleições devemos renovar a camara dos deputados, identificando os candidatos comprometidos com a saúde, educação e segurança.

Anônimo disse...

Falar, nunca é demais! Se todo mundo reivindicasse o que de direito,talvez as coisas não estivessem nesse pé! Sou testemunha desses fatos desumanos porque trabalho nessa área - sou técnica em enfermagem e sou bolsista no dito hospital.